musical infanto juvenil em acto único. Estreou no dia 21 de Julho de 2007, no Auditório de Alfornelos, Amadora, Portugal.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Doroteia

Criar em Teatro é isto mesmo. Escolhas rápidas, decisões difíceis, novos compromissos dentro do barco deitado ao mar, e que já navega em direcção a bom porto.
A história que vamos contar tem menos um personagem. Esse personagem não acrescenta e não retira à historia o sentido essencial. O personagem foi criado para um interprete. Ora o interprete não participando no espectaculo, retira-se o personagem. Faltam 32 dias.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

realidade virtual... realidade teatral

O Teatro é uma arte colectiva.
Mesmo se tratando de um monólogo.
Esta arte não tem nada de solitário, como a Pintura.
O Teatro não se cumpre na Escrita Teatral, nem na Dramaturgia, e o Actor não representa sem olhares.
O Teatro só se cumpre no encontro de Pessoas, e Vontades.
Qual o lugar então neste contexto das novas tecnologias.
...
(Não chegaa s lá pois não (deixa do Boneco))
Um lugar capital nos tempos que correm direi eu.
a preparação do actor, e da cena é trabalho de um encenador. Mas não é mandar, e dar ordens para a direita e para a esquerda(outra deixa), Só. O trabalho de encenção é um trabalho de comunicação, e também muita, muita, flexibilidade.
Passamos aquelas semanas terriveis de Junho em que é só feriados, e vamos entrar naquela semana que é o fim das aulas.
O que aí virá?. Apesar do conforto que me dá a inteligencia e sensibilidade da Maria Joana, da Marta Gomes e da Carla Ferreira (não me esqueci de ti Isabel, só estou a falar dos ultimos dias), o plano de produção está atrasadote.
Investi tempo nas novas tecnologias da informação, ou seja construí um Caderno de Encenação em Excel, ligado ao Word, capaz de ao se fazer uma alteração de detalhe numa cena, vai-se repercurtir no documento final em posse do Encenador, da Carla, do pessoal tecnico.
Vamos ver como funciona.
Logo temos ensaio no TPN.
E já só faltam 33 dias.