musical infanto juvenil em acto único. Estreou no dia 21 de Julho de 2007, no Auditório de Alfornelos, Amadora, Portugal.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Arte Democrática e Exigente

O Teatro é provavelmente a mais democrática das Artes. Aquela onde toda a gente cabe, aquela em que existe menos diferenças entre amadores e profissionais. E porquê? Porque simplesmente o Teatro é a vida, a condição humana, tal qual ela é, onde todos nós cabemos.
Não é como a música, ou sobretudo a Dança, artes que exigem técnica.
O teatro baste que um gajo arranje umas cadeiras, atira-se lá para a frente a dizer um texto decorado, e pede um subsídio, porque está a fazer Teatro.
É como o Cinema. Coloca-se a câmara a filmar um gajo a beber, ou a matar um cabrito, ou uma desinibida a despir-se, e pronto aquilo sai qualquer coisa. Portanto acha que está a fazer cinema, e toca de pedir um subsídio.
Sem ser elitista, castrador, tem de haver um critério. E não há critério que não seja polémico. É uma discussão de décadas, nesta terra.
Assim desde o matarruano que trata tudo com os pés, até ao intelectual que não sai do diletantismo, tudo cabe nesta terra que Deus nos deu, tudo cabe no teatro.
Será assim?
Claro que não. Alguém disse que o Teatro é como o Mar, pois que devolve à praia tudo o que não lhe pertence.

Sem comentários: