O ensaio da passada quinta feira, pôs a nú todas as fragilidades deste espectáculo. Foi como um terramoto, e as ondas de choque aí estão.
Entre os maiores problemas se assinala a actuação das crianças integradas no decorrer da história contada pelas palavras dos actores. Quanto ao elenco infantil estou a referir-me principalmente às personagens dos Duendes (4 e 5 anos).
As meninas ensaiaram na sala habitual onde têm a aula de ballet, é um habitat balectico que já interiorizaram e com o qual têm uma relação de afecto. As meninas que estão há mais de 6 meses no Ballet na Casa do Artista, de certa forma consideram aquela a sua casinha para dançar, aquele espaço é o delas.
Ora o que aconteceu na Quinta-feira? Viram ali o professor delas (eu) a representar um papel em que o nunca viram.
Viram pessoal técnico do TPN a olhar aquelas danças, sabe-se lá com que olhos, e discussões "entras por aqui, sais por ali", enfim.
E no meio de tudo isto o professor pede: "Venham aqui agora pró meio dançar "os nenúfares"”. Tudo diferente do habitual.
O que será então que vai acontecer quando passarmos para o palco, a ter de correr para entrar em cena por corredores escuros e silenciosos?
Vamos resolver isto! Às crianças tem de ser prestadas instruções de coreografia claras e definitivas nos ensaios de Dança já a partir de Segunda feira, dia 2 de Julho, misturadas com as deixas de texto, de forma que passarão a ter a certeza do que vai ser feito. Elas vão precisar de ter alguém que as acompanhe fisicamente, o mais possível, quer em Cena, mas sobretudo nos bastidores. Pois que as Meninas sabem melhor o que fazer em Cena do que nos bastidores, e da forma mais profissional que se possa conceber.
É necessário sobretudo elas ensaiarem o mais possível no palco do TPN, e de lhes ser dadas as entradas. Mesmo as meninas menos atentas são sempre “puxadas “ pelas mais proactivas.
Eureka!, lembrei-me à meia hora:
Vamos fazer assim: altera-se a história, colocando os Duendes como ajudantes do Capuchinho Vermelho, assim, quando o Capuchinho está em cena, os Duendes também estarão. Por outro lado e utilizando os recursos pessoais da Actriz Maria Joana como profissional da Pedagogia, ir-me-á ajudar na gestão das Crianças.
Isto tudo o que estamos a fazer, só faz sentido se os nossos meninos estiverem felizes. Este espectáculo é para os nossos Filhos, e feito por eles.
Não é coisa de adultos que utiliza Crianças.
Mas também não é nenhuma brincadeira de Crianças.
musical infanto juvenil em acto único. Estreou no dia 21 de Julho de 2007, no Auditório de Alfornelos, Amadora, Portugal.
sábado, 30 de junho de 2007
Eureka e Ondas de Choque
Etiquetas:
ballet (aulas de),
Capuchinho,
Casa do Artista,
dramaturgia,
Duendes,
elenco infantil,
ensaios,
Maria Joana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário